Você já ouviu falar em compensação de tributos? No meio empresarial, existem várias ferramentas e conceitos que muitos gestores ou proprietários de negócios simplesmente não conhecem. 

É claro que isso é algo absolutamente normal, uma vez que não existe escola de empreendedorismo e muitos empresários brasileiros acabam sendo obrigados a aprender suas funções com a prática do dia a dia e a vivência do negócio.

Pensando na importância desse assunto e na falta de informação sobre ele, resolvemos escrever este artigo. Leia-o para saber mais sobre a compensação de tributos. 

O que é a compensação de tributos?

De maneira resumida, podemos definir a compensação de tributos como uma forma de o contribuinte receber os impostos ou contribuições pagos incorretamente em períodos anteriores.

Entretanto, como o próprio nome sugere, essa devolução é feita por meio de compensações de pagamentos futuros e não de entrega do respectivo valor ao contribuinte. Em outras palavras, caso seja comprovado o direito de uma empresa receber os tributos pagos indevidamente, o valor não será devolvido na conta dela ou em outro meio, mas, sim, compensado nas próximas guias que forem apuradas.

Quais são as regras para a compensação de tributos?

Agora que você entendeu o conceito de compensação de tributos, vamos mostrar em quais casos ela pode ser acionada. Trata-se de um processo que exige o cumprimento de algumas regras pelo contribuinte. A primeira delas, é que a origem deve ser de pagamentos indevidos de tributos.

Esse tipo de problema é muito comum nas empresas, especialmente naquelas que não contam com o suporte de uma boa consultoria jurídica ou contábil. A maioria, inclusive, paga tributos desnecessários e nem sequer tem consciência disso, perdendo dinheiro sem saber.

Além disso, também existem outras situações em que o contribuinte terá o direito de requerer a compensação de seus tributos. Por exemplo, suponhamos que governo federal tenha ingressado com uma ação de cobrança sobre um tributo indevido e você, para evitar problemas futuros, fez o pagamento mesmo sabendo que ele não deveria ser recolhido.

Nesse caso, se houver mudança na sentença condenatória ou a justiça entender que o valor não é devido, a compensação poderá ser solicitada nas próximas guias do mesmo tributo.

Como solicitar a compensação de tributos?

O processo de compensação de tributos deve seguir as determinações do órgão tributante responsável pela origem do débito. No caso dos tributos federais, existe uma declaração própria para essa finalidade. Nela, o valor é compensado nas próximas guias e declarado por meio de outro informativo enviado periodicamente pelas empresas.

Entretanto, cada ente federativo tem a prerrogativa de instituir sua metodologia de compensação tributária dos impostos, contribuições ou taxas que administra, assim como ocorre com as prefeituras que têm a responsabilidade sobre o ISS e o IPTU, por exemplo.

Como você pôde perceber, a compensação de tributos é uma forma que o sistema tributário nacional encontrou de fazer justiça aos contribuintes que pagaram indevidamente algum valor aos órgãos de tributação, sejam eles culpados, ou não, por agir com falta de atenção.

Gostou das informações deste artigo? Se tiver ficado com alguma dúvida ou quiser contribuir com o seu conhecimento, convidamos você a deixar um comentário logo abaixo. O seu feedback é muito valioso para nós.

Coordenado por:
Se inscreva no nosso Newsletter
Preencha o seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.
Blank Form (#9)
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhe!
Áreas de Atuação:
Publicações Semelhantes

Checklist para revisão de contratos: tudo o que você precisa saber!

checklist
plugins premium WordPress