O passivo trabalhista, como o próprio nome sugere, trata-se de sanções geradas para uma empresa que não cumpriu com as normas legais que regulamentam as relações de trabalho no Brasil.

Geralmente, esses passivos acarretam grandes prejuízos, não só financeiros, que afetam toda a organização do empreendimento. Saber como evitar esses problemas ou reduzi-los é fundamental para garantir a saúde e o sucesso de um negócio.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos quais práticas você pode adotar para evitar esse tipo de problema. Acompanhe!

Tenha um bom controle de ponto

O primeiro passo é ter um controle de ponto bom e eficiente. Reclamações acarretadas por horas extras não pagas ou jornadas de trabalhos excedentes estão entre as principais causas de passivo trabalhista nas empresas.

Ao controlar os horários de entrada e saída dos seus empregados da forma exigida pela lei, utilizando as ferramentas específicas para isso, você evita uma série de reclamações futuras na justiça do trabalho.

Tenha atenção e cuidado no fechamento da folha e rescisões

Também é muito importante que você tenha atenção e bastante cuidado no momento de fechar as folhas de pagamento mensais. Garanta que todos os descontos sejam feitos de forma correta e justificada.

Tenha cuidado para não suprimir recebimentos necessários no mês, tais como horas extras, comissões e outros itens que podem sofrer alterações de acordo com a produção do empregado.

As rescisões também são grandes causadoras de passivos trabalhistas. Por isso, é fundamental que você tenha bastante cuidado na hora de emitir o documento rescisório correspondente na finalização de um contrato de trabalho.

Organize os seus documentos

Também é muito importante que você tenha uma política de organização de documentos. Muitos passivos trabalhistas são causados pela falta de determinadas comprovações exigidas pelo Judiciário.

Para esse tipo de controle, você tem uma série de ferramentas tecnológicas à sua disposição. Além disso, ainda pode utilizar servidores na nuvem, dispensando a necessidade de arquivos físicos, que ocupam espaços e são ruins de manusear.

Faça planejamento e provisões de gastos

Também é importante que você faça as devidas provisões e planejamento de gastos que terá com seus empregados no futuro, tais como: 13° salário, férias e, até mesmo, rescisões. Isso evita que você seja pego de surpresa no momento de honrar com esses compromissos e atrase o pagamento, o que também pode gerar passivos trabalhistas.

Conte com a ajuda de uma consultoria jurídica

Por fim, é fundamental contar com uma consultoria jurídica. Os profissionais que atuam nessas prestadoras de serviços estão acostumados a lidar com esse tipo de demanda e fornecerão toda a orientação necessária para que você evite cometer erros simples e inconscientes que acabam gerando problemas com a justiça do trabalho.

Seguindo essas dicas, você conseguirá reduzir consideravelmente o número de passivo trabalhista em seu empreendimento. Por consequência, terá mais tranquilidade para administrá-lo e cuidar de outros pontos que merecem a sua atenção, como relacionamento com clientes, vendas etc.

Quer continuar estudando sobre outros assuntos importantes para o sucesso do seu negócio? Então, confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos como funcionam as estratégias de conciliação.

Coordenado por:
Se inscreva no nosso Newsletter
Preencha o seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.
Blank Form (#9)
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhe!
Áreas de Atuação:
Publicações Semelhantes

Checklist para revisão de contratos: tudo o que você precisa saber!

checklist
plugins premium WordPress