O setor jurídico da sua empresa está bem estruturado? Acredite, muitos empresários, quando escutam esse tipo de pergunta, não sabem como respondê-la.

Será que esse não é o seu caso? Pensando na importância do assunto e na grande dificuldade que os empresários têm em saber se, de fato, o seu setor jurídico está bem estruturado e pronto para atender a todas as demandas, nós resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos quais os pontos que você deve avaliar e que demonstram se o seu setor jurídico está bem estruturado ou não. Acompanhe!

Qual a importância do setor jurídico?

O setor jurídico é um departamento que tem uma das maiores permeabilidades dentro de uma empresa. Isso significa que ele interage com diversas áreas de um mesmo empreendimento: compras, vendas, recursos humanos, finanças, contabilidade e, até mesmo, com o marketing.

Entre suas diversas funções dentro da empresa, podemos destacar a atividade de orientação jurídica sob as melhores práticas a serem seguidas do ponto de vista da lei, de modo a manter a empresa compliance, ou seja, em conformidade com todas as suas obrigações. Quando se fala no contexto estratégico do negócio, o departamento jurídico, sem dúvidas, é um dos mais importantes.

Além disso, ele também servirá à gestão da empresa para representá-la frente ao judiciário quando algum tipo de conflito, seja ele de ordem trabalhista, seja fiscal, chegar até a empresa. Apesar de ser uma área tão importante, alguns empresários só deixam para pensar nela quando estão diante de algum problema que precisa ser solucionado.

Entretanto, devido ao crescente aumento da complexidade que existe nas relações empresariais, principalmente quando voltamos os olhares para o departamento jurídico, alguns empresários estão começando a se preocupar com esse setor utilizando, portanto, a consultoria jurídica como ferramenta para estruturar suas empresas.

Geralmente, o empresário contrata esse tipo de serviço e tem o objetivo principal de colocar à sua disposição toda a estrutura jurídica que necessita para solucionar suas dúvidas ou executar determinados procedimentos administrativos, perante a Justiça ou algum órgão governamental.

Quais problemas que a má estruturação desse setor pode causar?

A falta de estruturação de um bom departamento jurídico pode causar uma série de problemas. Entre eles, podemos destacar que o empresário acaba não sabendo das coisas que ocorrem fora do ambiente empresarial, tais como mudanças na legislação e o surgimento de novas obrigações.

Dessa forma, ele só fica sabendo dessas exigências quando é multado ou, simplesmente, ouve alguém comentando sobre elas. O grande problema é que, quando isso acontece, pode ser tarde demais, e a sua empresa já esteja prestes a sofrer algum tipo de sanção.

Isso também afeta negativamente o planejamento estratégico da empresa, pois, sem saber o que acontece fora do empreendimento, fica complicado entender quais são as mudanças que estão por vir, bem como as medidas que devem ser tomadas para passar por elas.

Além disso, quem não tem um setor jurídico bem estruturado acaba ficando à mercê da sorte em casos de processos judiciais. Quando você tem à sua disposição profissionais que conhecem a empresa, suas condutas e forma de gestão, fica mais fácil apresentar uma defesa e fazer valer o seu direito.

Por outro lado, quando você contrata um advogado para defender os interesses do seu negócio apenas quando surge um processo, ele levará mais tempo para entender o fato e as características da sua empresa, o que pode ser mais custoso e, principalmente, arriscado.

Quais os ganhos em terceirizar o setor jurídico da empresa?

Agora que você já sabe a importância de ter um setor jurídico que seja eficiente e bem estruturado, chegamos a um ponto que gera muita dúvida na mente dos empresários: afinal, como fazer isso?

Sabemos que advogados e auxiliares para compor um departamento jurídico podem significar um altíssimo custo com salários e demais custos trabalhistas. Entretanto, é preciso que você saiba que não é necessário, tampouco recomendável, que você estruture um departamento jurídico próprio dentro do seu negócio.

Atualmente, é possível fazer isso utilizando a terceirização. Ou seja, você pode contratar uma empresa que já tem toda essa estrutura para fornecer a assessoria jurídica para o seu negócio e obter todos os benefícios que mencionamos neste artigo, sem ter de contratar pessoas para estruturar seu departamento jurídico.

Terceirizar esse setor é a solução para aquele empresário que está preocupado, primeiramente, com o planejamento estratégico de sua empresa e possíveis conflitos que possam ocorrer, mas não dispõe de recursos suficientes para contratar profissionais do Direito para atender suas demandas.

A terceirização do setor jurídico possibilita que a sua empresa tenha uma assessoria robusta, com tudo o que ela necessita, sem que existam custos com folha de pagamento e relacionamento com funcionários. Isso proporciona uma grande economia de gastos para a empresa no final do mês.

Além disso, você terá a oportunidade de contar com profissionais altamente qualificados e que estão treinados para atender a sua empresa da melhor forma possível. Essas pessoas passam por treinamentos e reciclagem frequentemente para se adequarem às mudanças na lei e podem transmitir para você aqueles conhecimentos que são específicos do seu negócio.

Assim, você poderá dedicar mais tempo e foco nas tarefas que realmente geram lucro para a sua empresa, tais como: gestão de compras, vendas, relacionamento com clientes, entre outras, tendo ainda a tranquilidade de saber que todos os preceitos jurídicos aplicáveis à sua empresa estão na mãos de pessoas que entendem do assunto e cuidarão deles com todo o zelo e cuidado necessários.

Como você pode perceber, um setor jurídico mal estruturado pode causar uma série de prejuízos para um empreendimento. Sendo assim, a solução é contar com profissionais qualificados e que saibam, de fato, lidar com os litígios do seu negócio. Para tanto, pode-se utilizar a terceirização.

Para saber um pouco mais sobre esse tipo de contratação, entre em contato conosco. Assim, um de nossos especialistas explicará com mais detalhes.

Coordenado por:
Se inscreva no nosso Newsletter
Preencha o seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.
Blank Form (#9)
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhe!
Áreas de Atuação:
Publicações Semelhantes

Checklist para revisão de contratos: tudo o que você precisa saber!

checklist
plugins premium WordPress