Ao abrir uma startup, você e seus sócios estão projetando esperanças e investimentos para a criação de um negócio sólido e que possa despontar no mercado. Para que isso dê certo e, assim, seja viável garantir o sucesso ao longo do tempo, é fundamental analisar todos os pontos em que é possível ocorrer algum tipo de erro e saber como minimizá-los.

Um dos pontos que merece atenção é o direito das startups. Você sabe a importância disso para as organizações? Vamos mostrar os principais pontos que evidenciam a relevância de investir em uma consultoria jurídica especializada. Boa leitura e tire suas dúvidas.

Prevenção de riscos e prejuízos

Um primeiro ponto que exige atenção por parte dos responsáveis pelas startups é minimizar ao máximo os riscos e prejuízos existentes. Afinal, seu objetivo é fazer seu negócio despontar ao longo do tempo, não é mesmo?

Por isso, uma consultoria jurídica permite avaliar quais são os cenários de maior sensibilidade jurídica e precaver-se contra essas situações com maior atenção e cuidado.

Organização da estrutura jurídica

Toda empresa, quando abre, passa por exigências legais para sua formalização. Uma startup que tenha o intuito de crescer de forma sustentável e evitar problemas deve estar atenta a isso, bem como ter uma organização da estrutura jurídica de forma impecável.

Uma consultoria especializada sabe lidar com as questões que são referentes a esse modelo de negócios e constitui uma organização jurídica que seja, de fato, eficiente, não só se enquadrando dentro da legislação atual, mas escolhendo o melhor regime tributário para a empresa, entre outras questões que também auxiliam no que falamos anteriormente: evitar riscos e prejuízos ao longo do tempo.

Facilitação de investimentos

Quando há um respaldo jurídico para ambas as partes, torna-se mais fácil estabelecer um acordo de investimento por parte de uma pessoa jurídica ou física para a startup. Isso é fundamental, pois, para os processos de aceleração, é fundamental ter aporte de capital para esse fim.

Assim, com uma estrutura jurídica responsável, é possível passar uma sensação de maior confiança e que estimule a aproximação dos investidores.

Proteção de propriedade intelectual

Um dos motes das startups é estar em constante inovação. Portanto, não raro, lançam produtos e serviços que ainda não há uma versão no mercado. Assim, é fundamental realizar a proteção da propriedade intelectual da empresa. Caso contrário, o negócio poderá perder o seu valor ao longo do tempo. Os advogados responsáveis farão essa ação, protegendo o patrimônio do negócio.

Elaboração e análise de contratos

As startups normalmente têm um modelo de negócios que está muito ligado com o perfil de inovação nas explorações de atividades econômicas. Por isso, é natural acordos tanto de investimento quanto de compra, venda e prestação de serviços. Diante disso, é fundamental resguardar-se de eventuais problemas.

A consultoria, assim, auxiliará a implementar uma gestão de contratos eficiente, bem como poderá realizar a redação das cláusulas e analisar os contratos existentes, para verificar se está presente tudo que é imprescindível ao negócio.

Assim, a consultoria cuidará de diversos itens, tais como:

  • acordos entre sócios e acionistas;
  • contratos de prestação de serviço;
  • contratos trabalhistas;
  • contratos de exclusividade;
  • contrato de sigilo e confidencialidade;
  • termos de uso e políticas de privacidade.

Ter uma atenção especial ao direito das startups é fundamental para que você possa garantir que não haverá qualquer tipo de problema em suas atividades internas. Com isso, você garante um maior crescimento do seu negócio no mercado. Muito bom, não é mesmo?

Para esse fim, é importante contar com uma empresa especialista nesse tipo de atividade, principalmente, com foco nas dinâmicas de startups, que são tão diferentes das de uma empresa com anos de mercado. Para isso, conte com a DBP.

Nós temos a expertise necessária para levar à frente o seu negócio. Entre em contato e tire suas dúvidas com a gente!

Coordenado por:
Se inscreva no nosso Newsletter
Preencha o seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.
Blank Form (#9)
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhe!
Áreas de Atuação:
Publicações Semelhantes

Checklist para revisão de contratos: tudo o que você precisa saber!

checklist
plugins premium WordPress