Você sabe o que é a revisão contratual e quando essa prática deve ser realizada? Apesar de muitas pessoas não entenderem sobre o tema, trata-se de uma possibilidade interessante.

Em toda negociação com terceiros, colaboradores e prestadores de serviços, costuma existir um contrato, mas há casos em que é possível fazer a revisão contratual.

Podemos citar como um exemplo atual os efeitos gerados pela pandemia da Covid-19 (doença causada pelo novo corona vírus), que modificou diversos contratos.

Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir o que é e como a revisão contratual deve ser realizada, continue lendo este post e confira mais detalhes sobre o assunto!

O que significa a revisão contratual?

Os contratos são acordos formais que determinam a parceria e a prestação de contas entre as partes que os assinam. Em geral, é preciso que ocorra uma negociação considerável antes de serem finalizados.

A revisão contratual consiste na possibilidade de revisar um contrato que já foi assinado pelas partes, como em razão de fatos imprevisíveis ou subsequentes à assinatura que geram onerosidade excessiva para um dos lados.

Desse modo, a revisão do contrato é o ato de ler e entender o documento a fim de assegurar que ele seja justo para ambas as partes e conte com a segurança jurídica necessária para ser cumprido sem resultar em multas, perdas, litígios ou obrigações que não estejam ao alcance de quem o assinou.

Quando a revisão contratual deve ser feita?

A revisão contratual deve ser feita para possibilitar a revisão e a compreensão do que está sendo assinado. Assim, ela pode ser realizada antes de encerrar ou renovar uma parceria com fornecedores, por exemplo.

Além disso, também é possível realizá-la sempre que um fato imprevisível ou superveniente ocorrer, como uma pandemia que faz com que o contrato gere gastos excessivos para uma das partes.

Por que é relevante investir nesse processo?

Ao adotar a revisão contratual, é possível proteger o seu negócio de assinar um acordo que possa ocasionar algum contratempo. Além disso, essa prática ajuda a preservar o seu relacionamento com os seus colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, entre outras partes envolvidas em negociações, pois evita impasses após a assinatura do contrato.

Já nos casos em que a revisão contratual ocorre em razão de um fato imprevisível que torna o acordo difícil de ser cumprido — o que, em uma empresa, pode causar, até mesmo, a sua falência —, ela evita que uma das partes seja prejudicada em excesso.

Para realizar a revisão de um contrato, é preciso cumprir os seguintes passos:

  • analisar os termos da rescisão;
  • revisar todos os contratos antes de renová-los;
  • incluir melhorias no acordo;
  • verificar o tempo do contrato;
  • analisar itens como garantias, metas, preços e formas de pagamento;
  • incluir cláusulas para a redução de riscos e consequências da rescisão.

Agora que você entende melhor a revisão contratual, deve ter percebido que é muito importante realizá-la diante de alguns cenários para que nenhuma das partes seja prejudicada. Contudo, para que todo o procedimento seja feito corretamente, é fundamental contar com o auxílio de especialistas no assunto, como o escritório Diniz Botrel & Pereira.

Se você gostou deste post, continue em nosso blog e descubra se terceirizar o jurídico da empresa é uma boa opção!

Coordenado por:
Se inscreva no nosso Newsletter
Preencha o seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.
Blank Form (#9)
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhe!
Áreas de Atuação:
Publicações Semelhantes

Checklist para revisão de contratos: tudo o que você precisa saber!

checklist
plugins premium WordPress