O papel do advogado não se restringe às questões processuais, como é o caso da tradicional atuação como patrono das partes em processos litigiosos. Atualmente, esse profissional pode desempenhar várias outras funções.

Nesse sentido, a contratação de advogados para prestar a advocacia consultiva é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo jurídico, principalmente quando se trata de auxiliar as atividades das empresas. De fato, é possível que as empresas utilizem os diferentes tipos de advocacia como forma de prever qualquer tipo de questão legal que possam enfrentar e evitar prejuízos

Mas, afinal, será que vale a pena investir nesse tipo de serviço jurídico para o seu negócio? Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é advocacia consultiva e vai trazer os principais benefícios que esse serviço proporciona para uma empresa. Boa leitura!

O que é advocacia consultiva?

A advocacia consultiva é um ramo da advocacia que atua na identificação e prevenção de conflitos. Por meio de seus serviços, há a busca de adequação do cenário com o intuito de aplicar as normas legais e garantir que todos os eventuais conflitos possam ser resolvidos pela via extrajudicial.

O objetivo é reduzir a necessidade de judicialização dos processos, diferente daquilo que acontece com a advocacia contenciosa — esta atua em demandas ajuizadas no Poder Judiciário. Sendo assim, a advocacia contenciosa não foca na prevenção dos litígios, mas sim no procedimento de contenção, tentando minimizar o problema e reduzir os prejuízos.

De qualquer forma, é muito importante estar atento às necessidades e aos objetivos do cliente. Um exemplo é a necessidade de observar as contratações dos funcionários e verificar se eles estão recebendo as horas extras e demais valores devidos. Caso contrário, essa prática negligente por parte do empregador pode gerar futuras ações trabalhistas. E aí surge a importância da advocacia consultiva para reduzir esse risco.

Quais são os benefícios desse modelo de advocacia?

Confira, a seguir, as principais vantagens da implementação dessa modalidade de advocacia para as empresas.

Prevenção judicial

A advocacia preventiva identifica eventuais ilícitos e práticas contrárias à lei. A partir daí, efetua as ações devidas para combatê-los. Sendo assim, esse serviço jurídico cerca a empresa com as proteções jurídicas necessárias para evitar que ela seja demandada em sede judicial.

Segurança Jurídica

A atuação do advogado traz a segurança jurídica necessária para promover a celebração de negócios jurídicos e a contratação de pessoal, seguindo regras e evitando a violação da lei. Os advogados podem emitir pareceres e relatórios, assim, auxiliam os gestores e empresários a tomarem as próximas decisões, fato que traz respaldo à atuação da empresa.

Redução de custos

A prevenção ao surgimento de litígios proporciona uma verdadeira economia para a empresa. Afinal, a advocacia consultiva é bem mais barata do que ter que arcar com as despesas que envolvem a instauração de uma demanda judicial, como custas processuais e honorários advocatícios e periciais, sem falar no risco de eventual condenação e pagamento de multa.

A advocacia consultiva, quando efetuada por advogados especializados, é uma estratégia que traz muitos benefícios para um negócio. Esse procedimento evita conflitos judiciais e tem o potencial de impulsionar os resultados da empresa e aumentar a reputação da marca. Portanto, não perca mais tempo e comece a implantar essa prática dentro do seu negócio!

Quer contratar advogados capacitados para atuar na advocacia consultiva da sua empresa? Nós podemos ajudá-lo! Entre em contato com o escritório Diniz Botrel & Pereira e solicite um atendimento!

Coordenado por:
Se inscreva no nosso Newsletter
Preencha o seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.
Blank Form (#9)
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhe!
Áreas de Atuação:
Publicações Semelhantes

Checklist para revisão de contratos: tudo o que você precisa saber!

checklist
plugins premium WordPress