Muitos investidores costumam ter dúvidas sobre como diversificar investimentos na carteira, uma vez que se trata de uma importante tarefa para diminuir os riscos, de forma a limitar a exposição a prejuízos no mercado financeiro.

Além disso, por meio da diversificação de investimentos, torna-se possível garantir uma boa rentabilidade no médio e longo prazo — motivo pelo qual ela é considerada muito importante na construção de patrimônio.

Se você tem interesse pelo assunto e quer descobrir como diversificar os seus investimentos, continue a leitura deste post, pois vamos apresentar dicas com as principais maneiras. Confira!

Como diversificar investimentos?

A seguir, vamos mostrar quais são as principais alternativas disponíveis no mercado para diversificar os seus investimentos.

Renda variável

Apesar de a renda variável — como índices e ações na bolsa de valores — ser mais arriscada, também é a modalidade que é capaz de gerar mais retorno. Assim, é preciso criar certa tolerância à volatilidade (oscilação do valor de seus ativos) para investir nessa modalidade.

As pessoas que apresentam um perfil mais arrojado se encaixam perfeitamente na renda variável. Nesse caso, uma dica de como diversificar investimentos é compor a sua carteira de ações com ativos de diferentes empresas, diversos mercados e, inclusive, de ramos da economia distintos.

Renda fixa

Os investimentos mais tradicionais de renda fixa — como LCI, CDB com liquidez diária e tesouro direto — contam com um risco menor do que os ativos de renda variável. Contudo, ao mesmo tempo, também não costumam apresentar a mesma lucratividade.

Apesar disso, esse tipo de investimento é interessante para mitigar riscos e, portanto, é relevante alocar o seu patrimônio nos dois grupos, especialmente para os que apresentam um perfil mais conservador e que priorizam a estabilidade de rendimentos e a segurança.

Investimento anjo para startups

Mais uma modalidade que existe é o investimento anjo, feito por pessoas físicas com seu próprio capital em startups, justamente por se tratar de empresas com grande potencial de crescimento.

Ao mesmo tempo em que esse investimento apresenta certo risco, já que as empresas se encontram nas fases iniciais do seu desenvolvimento, investir nesse tipo de negócio pode gerar retornos significativos no longo prazo.

Dessa maneira, tornar-se um investidor-anjo é uma boa alternativa para as pessoas que procuram compor um portfólio diversificado de investimentos e que desejam obter, como resultado final, retornos maiores do que os encontrados no mercado tradicional, especialmente em comparação com investimentos de renda fixa.

Como escolher os melhores investimentos?

Para escolher os melhores investimentos, é fundamental observar o perfil do investidor e quais são os seus objetivos, inclusive para determinar a porcentagem que deve ser aplicada em renda fixa e renda variável.

Mais um ponto relevante e que deve ser observado são os prazos, ou seja, é preciso optar por investimentos de curto, médio e longo prazo, de acordo com os seus propósitos, afinal, uma carteira de investimentos diversificada da forma correta é capaz de atender aos seus diferentes objetivos em momentos distintos.

De maneira geral, é possível dizer que, para escolher os melhores investimentos, é preciso reunir diferentes ativos que devem ser escolhidos levando em consideração o seu perfil de investidor e objetivo para aquele momento.

Agora que você já sabe como diversificar investimentos, coloque as nossas dicas em prática para usufruir dos benefícios dessa tática, diminuindo os riscos da sua carteira e aumentando a lucratividade, especialmente em médio e longo prazo.

 Continue a visita em nosso blog e conheça também sobre o direito das startups e a importância de contar com uma assessoria jurídica.

Coordenado por:
Se inscreva no nosso Newsletter
Preencha o seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.
Blank Form (#9)
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhe!
Áreas de Atuação:
Publicações Semelhantes

Checklist para revisão de contratos: tudo o que você precisa saber!

checklist
plugins premium WordPress